sexta-feira, 20 de março de 2009

Eu e meu corpo (2)

Normalmente a cirurgia bariátrica e feita a partir da solicitação de um médico, endocrinologista, que solicita milhões de exames e encaminha o paciente ao gastro e ao cardio. Esta cirurgia é recomendada à pacientes com obesidade mórbida ou com problemas sérios de saúde decorrentes da obesidade (cardiovasculares, diabetes, ortopédicos, colesterol alto, etc.).
No meu caso foi de trás pra frente que as coisas aconteceram. “Eu” resolvi que era necessário fazer a cirurgia e, depois, ir ao médico. Fui primeiro no gastro, dia 15 de setembro, que comprou, de cara, meu desespero, pediu para que eu fizesse uma série de exames e me deu a notícia, que eu não sei se queria ouvir: - antes de ir a endócrino terá que engordar 12 quilos!. Ou seja, eu tinha que engordar e atingir os 40% de IMC ou nada feito. Fiquei com medo, muito medo, pois o convenio aprova aquilo que ele acha justo. E se eu engordasse mais ainda e não conseguisse a aprovação? As opções eram fazer um empréstimo, R$25.000,00 ou voltar as bolinhas, e era exatamente as bolinhas que eu não queria mais. Mas resolvi apostar.
Fiz todos os exames e, pasmem, fui aprovada com louvor. Sem colesterol alto, sem diabetes, minha hipoglicemia sumiu, o coração tava bombando, tudo em ordem. Eu estava zerada, mas ainda gorda.
No dia da consulta com a endocrino eu estava apavorada, pois não tinha me pesado e só fazia 15 dias que eu tinha recebido a notícia que tinha que engordar. Não sabia se tinha engordado o que era necessário. Embora tenha feito uma dieta macrobiótica durante 15 dias, alimentação integral, tudo que eu comia era integralmente, bolo, torta, pizza, etc., meu peso ainda era uma incógnita (essa fase não foi ruim não),. Minhas calças, que antes ainda me serviam com certo conforto, eram um incomodo, entre minha cabeça e meus ombros existia um “queixoscoço”, era impossível saber onde terminava um e começava outro. Mas ainda assim não sabia se tinha conseguido engordar 12 quilos.
Não ouve surpresa e sim alívio quando ela disse que eu tinha agora 13 quilos amais. Sem muito rodeio e com a prepotência de quem tem a salvação da sua vida nas mãos ela viu meus exames e me deu a carta de solicitação da cirurgia.
Mais um passo adiante e agora um pouco mais feliz, começou outra fase. Esperar o telefonema do convenio para marcar uma perícia e só depois confirmarem a cirurgia quase me enfartou, porque minha cirurgia estava pré agendada para o dia 13/10 e já era dia 02/10.
Nesta fase fiquei praticamente incomunicável, não queria ver, ouvir ou falar com ninguém. Eu estava enorme, sem roupas pra vestir, ansiosa e nervosa. Poucas pessoas sabiam da minha decisão, somente alguns amigos, meus pais e irmãs. Resolvi não contar, pois sabia que haveria muita gente opinando na minha decisão e eu não queria, definitivamente, a opinião de ninguém. Só eu sabia o quanto aquilo era importante pra mim.
Para o meu desespero a perícia foi marcada para o dia 08/10. Esta fase também foi bastante complicada, pois embora estivesse obesa, doente, não tinha nenhuma enfermidade causada por ela, apenas tristeza. Eu podia ser reprovada nesta fase.
Uhuu! O convenio liberou a cirurgia e comunicou ao hospital na sexta feira dia 10/10 às seis horas da tarde.
Tive o final de semana mais cheio de sonhos da minha vida...

2 comentários:

Thunderstorms, dreams and conversations disse...

Bravo La Reina, principalmente pelo “queixoscoço”, hehehehe.

mélis disse...

é incrível como qdo é o momento certo as coisas acontecem rápido, se encaixam, "descem redondo" como a gente costuma dizer lá em casa...

( eu gostei mesmo foi do final de semana cheio de sonhos.)